Estamos fora do ar temporariamente. Qualquer pedido efetuado não será honrado ou realizado.

Pular para conteúdo principal »

Cacau em Pó - Via Natura - 100g

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

Preço normal: R$5,60

Preço especial: R$2,80

Mais visualizações

Os elevados mecanismos antioxidantes do chocolate e os efeitos benéficos na prevenção de determinadas patologias, como o cancro, cataratas oculares, Doença de Alzheimer e o próprio processo de envelhecimento natural humano. Estas propriedades positivas do chocolate – devido à elevada percentagem de cacau – foram reconhecidas num estudo recente, do Chemistry Central Journal, que classificou o chocolate como um “super fruto”.

Numerosas fontes populares desenvolveram listas de “Super Alimentos” e, mais recentemente, “Super Frutos”. Tais distinções são muitas vezes baseadas na capacidade antioxidante e teor de compostos naturais, tais como polifenóis,  presentes nessas frutas ou sumos de fruta, que podem estar ligados a potenciais benefícios para a saúde. Neste estudo, o objectivo foi comparar o cacau em pó e os seus derivados com sumos de frutos, frequentemente considerados “super frutas”, nomeadamente o açaí, as amoras e a romã. As variáveis analisadas dizem respeito à capacidade antioxidante e conteúdo em polifenóis e flavonóides totais. Entre os vários frutos testados, o cacau em pó e o chocolate negro foram as fontes com maior poder antioxidante, teor de polifenóis e flavonoides, uma vez que são feitos a partir de um extracto de sementes do fruto do cacaueiro. Desta forma, de acordo com os critérios utilizados neste estudo,  um “quadrado” de chocolate negro com 80% de cacau, dispõe de benefícios nutricionais e funcionais mais elevados que os das frutas.

 

O Dr. Manuel Barata Simões, porta-voz da ACHOC, em entrevista exclusiva para a Revista Saúde Hoje, respondeu-nos algumas questões:

Quais os benefícios do chocolate para a saúde?

O chocolate e os derivados do cacau são alimentos nutritivos e com excelentes benefícios pois contém um antioxidante natural, os polifenóis, que ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, contribuindo para prevenir uma série de doenças, como as cardiovasculares. Também contém um aminoácido chamado triptofano que aumenta a produção de serotonina, conhecida contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar.

Se o chocolate for de leite, adiciona-se aos seus benefícios a existência de cálcio. Depois, existem outros minerais com uma presença notável no chocolate. Destaco o magnésio, o potássio e o fósforo. Quanto às vitaminas, é rico em vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico, micronutrientes indispensáveis na regulação do metabolismo.

Que dose diária recomenda?

A palavra-chave é moderação. A quantidade diária recomendada varia em função do metabolismo de cada um mas, em termos médios e num ritmo de vida normal, os especialistas consideram como razoável uma porção diária que ronde os 25 grs., ou seja um ‘quadradinho’ de tablete, uma ‘barrita’ ou um bombom.

Há algum grupo intolerante ao alimento?

Existem produtos que indicam claramente no rótulo que são livres de lactose ou glúten, mas também se encontram chocolates, que não prejudicam esta população, na prateleira dos supermercados. Penso que quem tem que ter cuidado com a sua alimentação, de uma forma geral, está sensibilizado para ler os rótulos nutricionais antes de consumir qualquer produto que não conhece.

O Cacau e a beleza: os tratamentos de beleza do século XXI. O que nos pode dizer sobre esta relação?

O chocolate não é somente um produto alimentar que ajuda a repor energias. É também um alimento utilizado em alguns tratamentos de beleza e bem-estar. É verdade, a chocoterapia é cada vez mais uma forma de hidratar, revitalizar e amaciar a pele do rosto e do corpo, e também os cabelos, que se tornam mais lisos.

Com a chocolaterapia as fãs do chocolate têm ao seu dispor mais uma funcionalidade para este alimento. Não só o consomem em todas as suas variedades, como também o podem utilizar para ficarem mais bonitas. É o mundo da beleza, onde o chocolate ganha cada vez mais espaço, seja em tratamento ou em produtos direccionados ao consumidor final.

O mundo do chocolate é mais vasto do que aquilo que pensamos, podemos saboreá-lo em bombons, tabletes e outras formas, bebê-lo com leite, usá-lo em receitas e sobremesas, e por último, utilizá-lo para tratar a pele e dos cabelos.


Caso deseje acrescentar algo que considere mais importante pode fazê-lo.

Gostaria de referir que o consumo anual per capita de chocolate no nosso país é muito baixo, ronda os 1,4 kgs, quando comparado com outros países (Espanha com cerca de 3,5 kgs, Itália um pouco mais e em países como a Inglaterra ou Alemanha, é de cerca de 10kgs/ano). Nesses países o chocolate é considerado um alimento, um complemento, ou mesmo um suplemento nas refeições básicas. Por outro lado a taxa de IVA que incide sobre o chocolate é, naturalmente, a dos produtos alimentares, enquanto em Portugal o chocolate está, ainda hoje, sujeito à taxa máxima, o que penaliza injustamente os consumidores.

Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.


Escrever sua opinião

Você está comentando sobre: Cacau em Pó - Via Natura - 100g